Coletas

Realizamos coletas a domicilio, com agendamento antecipado.

De maneira geral os exames de laboratório não necessitam de muito preparo e atualmente a grande maioria precisa de um jejum de apenas 3 a 4 horas e para todos eles a água é liberada em quantidades normais.

Jejum prolongado de 12 a 14 horas é necessário apenas para: Glicemia, Triglicérides, LDL-colesterol, HDL-colesterol, Lipidograma.

O jejum para crianças não precisa ser tão prolongado:

Até 3 anos um jejum de 3 horas é suficiente. De 4 a 12 anos de 4 horas e acima de 12 anos de 8 a 12 horas.

Abaixo relacionamos alguns exames para que você possa se preparar adequadamente.

Importante: Se for realizar vários exames siga o jejum daquele que precisar de mais tempo. Exemplo, se for realizar hemograma, ureia, ácido úrico e triglicérides, siga o jejum dos triglicérides, que é de 12 horas:

Hemograma – Este exame, não necessita de jejum, e frequentemente é realizado em regime de urgência. Pode ser colhido a qualquer hora, de manhã e a tarde.

Colesterol – Triglicérides – HDL – LDL –  Antes da coleta: Não realizar exercícios vigorosos por 24 horas. Não ingerir bebidas alcoólicas por 72 horas, manter sua dieta habitual. É necessário manter um jejum de 12 horas antes do horário da coleta, (água pode). Se for controle, procure colher sempre no mesmo horário. Devem ser colhidos no período da manhã.

Ureia – Creatinina – Jejum desejável de 4 horas, mas em urgências pode ser dispensado. Pode ser colhido a qualquer hora, de manhã e a tarde.

Ácido úrico – Jejum desejável de 4 horas, mas em urgências pode ser dispensado. Pode ser colhido a qualquer hora, de manhã e a tarde.

Glicose –  Este exame deve ser colhido em jejum de 12 horas ou dependendo da solicitação médica, mas de maneira geral a Glicemia de Jejum deve ser colhida após um jejum de no mínimo 8 horas e de no máximo 14 horas e no período da manhã.

Curva Glicêmica – Necessita 12 horas de jejum, 4 dias antes da coleta você deve estar se alimentando normalmente, sem dietas restritivas. Não realize este exame após períodos febris ou após ter vômitos ou não estar se alimentando como de costume. Como você vai ter que ficar no laboratório por tempo longo, chegue mais cedo pois não é conveniente que esta prova ultrapasse muito o horário de almoço. Deve ser sempre colhida no período da manhã. (Obs. Este exame não é realizado aos sábados).

TAP – Se o paciente faz uso de anticoagulante, marcar o nome e a dosagem. Se o paciente faz uso de outro tipo de medicação, marcar o nome. Orientar o paciente a não tomar o anticoagulante antes da coleta de sangue.

Teste de Tolerância a LactoseCurva de Lactose – Necessário para adultos pelo menos 8 horas de jejum e no máximo 12 horas. 4 dias antes da coleta você deve estar se alimentando normalmente, sem dietas restritivas. Não realize este exame após períodos febris, após ter vômitos ou não estar se alimentando como de costume. Você terá que colher o sangue em jejum, ingerir lactose e depois colher mais 3 coletas. Pacientes muito intolerantes podem apresentar gases e diarreia após o exame. Relate ao seu médico qualquer destes sintomas.

Exames da Tireoide – T3 – T4 – T4 livre – TSH – A coleta deve ser realizada pela manhã, com jejum mínimo de 4 horas. Importante: Pacientes que usam medicação para a tireoide, devem colher o sangue sem o uso do medicamento. Devem colher o sangue sem o uso de medicamento no dia da coleta.

Urina I (Rotina de Urina) – Antes da coleta de urina é importante lavar a região genital e enxugar bem. Mulheres devem afastar os grande lábios e colher a urina em jato evitando que a mesma escorra pelos genitais.  Colher a primeira urina da manhã ou em qualquer horário desde que tenha um intervalo de pelo menos 2 hora após a última micção. Iniciar a micção, desprezando o primeiro jato  (objetiva limpar a uretra) e sem parar de urinar, colher a urina evitando encher muito o frasco. Fechar o frasco e deixá-lo em geladeira até sair pra levá-lo ao laboratório. A partir da retirada da urina da geladeira, você tem até 1 hora para entregá-la no laboratório. Não beba água em excesso para dar vontade de urinar, isto pode falsear o seu resultado. Beba água normalmente.

Urocultura (cultura de urina) e Bacterioscopia de urina –  Antes da coleta de urina é importante lavar a região genital e enxugar bem. Mulheres devem afastar os grande lábios e colher a urina em jato evitando que a mesma escorra pelos genitais.  Colher a primeira urina da manhã ou em qualquer horário desde que tenha um intervalo de pelo menos 2 horas após a última micção. Iniciar a micção, desprezando o primeiro jato  (objetiva limpar a uretra) e sem parar de urinar, colher a urina evitando encher muito o frasco. Fechar o frasco e deixá-lo em geladeira até sair pra levá-lo ao laboratório. A partir da retirada da urina da geladeira, você tem até 1 hora para entregá-la no laboratório.  Crianças devem colher preferencialmente no laboratório com cuidados especiais de antissepsia. Não beba água em excesso para dar vontade de urinar, isto pode falsear o seu resultado. Beba água normalmente.

P.S.A

Após toque retal, aguardar 2 dias, Após ejaculação (Relação Sexual), aguardar 2 dias, Após Ultrassom Trans-retal, aguardar 24horas, Após Biópsia de Próstata, aguardar 4 semanas, Após Massagem na próstata, aguardar 4 semanas, Após atividade física realizada em bicicleta ou equitação, aguardar 24 horas.

Escarro, Cultura

Amostra: Escarro Expectorado. Preparo do paciente: Preferencialmente, não estar em uso de antibióticos. Não usar Dentifrícios ou anti-sépticos bucais. Coleta: colher preferencialmente pela manhã, ao se levantar e antes do desjejum. Lavara várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente. Qualquer secreção Nasal ou saliva deve ser eliminada. Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.

Urina de 24 horas.

Desprezar a primeira urina da manhã. Começar a colher a partir da segunda, toda urina do período (MANHÃ, TARDE, NOITE), inclusive a primeira do dia seguinte, sem nenhum desperdício. Conforme for coletando guardar na geladeira, e após toda a coleta encaminhar ao laboratório. Caso houver esquecimento, recomeçar todo o procedimento novamente. Obs: Se desprezar a primeira urina ás 07horas da manhã, terminar ás 07horas do outro dia.

Espermograma. (Coleta de Segunda a Sexta feira)

– Abstenção de ejaculação (relação sexual, masturbação e ejaculação noturna) de 3 a 5 dias ou conforme orientação médica. Se for controle de vasectomia não é necessária a abstenção de ejaculação. A forma de coleta do material é por masturbação: sem que haja perda do material. A perda do material prejudica a análise do exame. Colher o material diretamente no frasco estéril. Não colher em preservativo, não usar lubrificantes (inclusive saliva) e não colher através de coito interrompido (relação sexual interrompida). Antes da coleta, urinar e higienizar as mãos e o pênis usando água e sabão, distendendo todo o prepúcio. Enxaguar abundantemente com água e secar o pênis cuidadosamente com toalha limpa.